Na última quarta-feira, 20 de Junho, técnicos da Fundação da Criança e do adolescente – Fundac, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, estiveram em Teixeira de Freitas visitando imóveis pré-selecionados para a avaliação do melhor local para a implantação de uma unidade do chamado “Regime de Semiliberdade”.
As unidades de semiliberdade têm como finalidade a regionalização do Atendimento Socioeducativo, priorizando a proximidade familiar, comunitária e cultural dos adolescentes acolhidos. Atualmente os adolescentes infratores apreendidos em Teixeira de Freitas são colocados em uma pequena cela improvisada, em uma sala separada na delegacia da 8ª Coorpin. Em casos específicos os adolescentess são encaminhados para unidades de Salvador, distante 884 km de suas residências.
A implantação desta unidade, que em Teixeira de Freitas terá a co-gestão da Ong Pas Pas, é fruto de um requerimento do vereador Edinaldo Rezende (PT) ao deputado estadual Yulo Oiticica. No início deste mês, Rezende esteve em Salvador para a realização da VIII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do adolescente, momento em que aproveitou para reiterar o pedido ao deputado Yulo e para fortalecer o vínculo com a diretora da Fundac Ariscelma Pereira.
Depois da visita dos técnicos, a próxima visita será da própria diretora da Fundação, já para o anúncio de implantação da unidade. A data ainda não foi revelada.
De acordo com os parâmetros do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo - Sinase, cada unidade de semiliberdade acolherá 20 adolescentes que receberão suporte institucional e pedagógico, abordagem familiar e comunitária, educação, saúde, segurança, esporte, arte e lazer, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário