domingo, 27 de maio de 2012

Veja os passos para você criar uma associação de bairro




Primeiros passos
1. Reunir as pessoas interessadas e a partir daí tirar uma Comissão que irá:
- marcar o dia da assembléia de fundação da associação;
- estudar, previamente, um modelo de estatuto adequado;
- providenciar livro de atas e o livro de presença;
- convocar as pessoas para o dia da reunião;
- verificar o valor para registro no cartório de registro de títulos e documentos.
2. Reunir, pelo menos, 20 pessoas na primeira assembléia.
3. Formar uma comissão para elaborar um estatuto da entidade.
4. Voltar a reunir a assembléia para aprovação do estatuto e eleição da diretoria.
5. Formalizar as decisões através da ata de fundação assinada por todos.

Documentação necessária para registrar entidades comunitárias
a) Requerimento, com firma reconhecida, assinado pela representante legal da entidade, devendo constar o nome completo da entidade, endereço da sede e da presidente.
b) Ata de fundação, datilografada ou digitada, assinada pela representante legal da entidade. (duas vias)
c) Ata de aprovação do Estatuto Social, datilografada ou digitada, assinada pela representante legal da entidade, pelo/a advogado/a (com devida identificação da OAB) e com visto em todas as páginas. (duas vias)
d) Ata de eleição, datilografada ou digitada, assinada pela representante legal da entidade. (duas vias)
e) Estatuto Social, no mínimo duas vias, devidamente assinadas pela presidente da entidade, contendo visto do/a advogado/a e respectiva OAB.
f) Relação de associadas fundadoras (mínimo 20), com nome completo, nacionalidade, estado civil, idade, RG, CPF, profissão e endereço completo.
g) Relação da Diretoria eleita (inclusive conselho fiscal) com seus respectivos cargos, no mínimo em duas vias, assinadas pela presidente, com qualificação de cada membro (nacionalidade, RG, CPF, idade, estado civil, profissão e endereço).
h) Após efetivação do registro no Cartório providenciar tirar CNPJ na receita Federal.

Procedimento para inscrição do CNPJ
a) Tirar cópias autenticadas em um cartório, do Estatuto da Associação e da ata de fundação e eleição da diretoria.
b) Dar entrada com a documentação ao cartório para registro



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