Na última semana os servidores públicos das Secretarias Municipais de Teixeira de Freitas-Ba pediram ajuda para o vereador Edinaldo Rezende (PT). Eles solicitaram a intervenção do edil junto a Administração Municipal buscando agilidade no processo de acordo entre as partes. Os servidores entraram em greve no último dia 22 e desde o início sinalizavam para um acordo em 6,5% de reajuste salarial. O acordo final está previsto para a tarde de hoje.
Logo depois da primeira audiência no Ministério Público entre a Administração Pública e os sindicalistas, ocorrida dia 26 às 17h, os grevistas contataram o vereador. Edinaldo então foi ao encontro do promotor Ancelmo e provocou uma conversa entre o promotor e o Secretário de Administração Edinilton. Neste primeiro encontro o secretário pediu mais alguns dias. Só que o tempo esgotou sem a esperada resposta. Novamente o vereador intercedeu e foi diretamente até o Secretário. Edinilton explicou que estava esperando o repasse do Fundo de Participação dos Municípios – FPM para se pronunciar.
Ao perceber a boa vontade e a facilidade de circulação do vereador entre os servidores, o próprio secretário pediu ao petista argumentar junto aos mobilizados em prol da reabertura das Secretarias, sobretudo a de Infraestrutura. Fato que foi acatado e facilitou o diálogo entre as partes. E, desde ontem o prefeito Apparecido Staut mencionou que será possível acordar em 6,5% de reajuste. A resolução aconteceu em reunião entre o prefeito e os Secretários municipais de Administração, Finanças e Planejamento, além do chefe de gabinete.
Hoje, 03, às 16h o vereador voltará a se reunir com o Secretário de Administração e os sindicalistas para mediar o acordo e findar a paralisação. Os servidores terão que ressarcir o município trabalhando para repor os dias parados.